Notas olfativas dos perfumes

tipo de nota olfativa dos perfumes

Para entender de forma mais compreensível a estrutura de uma fragrância, classifica-se  através de uma Pirâmide Olfativa, que por sua vez é dividida em notas. No topo da pirâmide estão as denominadas notas cabeça, no meio da pirâmide estão as notas de corpo e na base da pirâmide as notas de fundo.

Notas de Cabeça: Notas que dão a impressão inicial, o primeiro impacto à fragrância. São notas mais leves, mais voláteis e refrescantes ao sentir o aroma. Tem curta duração e são compostas por ingredientes cítricos e aquosos.

 

Feitos a partir da união de diversas matérias-primas, eles podem ser de origem natural ou sintética. Ainda assim, a maior diferença entre eles está na concentração de fragrância e no tempo de fixação.

Para impressionar em ocasiões especiais, aposte nos deo parfums. Eles são poderosos quando se trata de fixação, já que suas notas duram por até 10h na pele. Isso é consequência de sua composição, que traz entre 15 e 20% de fragrância.

Quais são as famílias olfativas dos aromas ?

Aromáticos

Normalmente, entre os tipos de perfume, os aromáticos têm como principais ingredientes o alecrim, a menta, o estoraque, o poejo, a pataqueira e a lavanda. São essas ervas – e, flores, no caso da lavanda –, que trazem refrescância para as criações.

Os aromáticos são muito encontrados na perfumaria masculina em combinações com notas amadeiradas.

Amadeirados

Os tipos de perfume amadeirado são caracterizados pelos principais ingredientes encontrados em sua composição, como copaíba, priprioca, patchouli, sândalo, vetiver e cedro. Esses elementos conferem a essência amadeirada, que transmite elegância, calor e sofisticação.

Geralmente, essas notas estão presentes nas chamadas “notas de fundo” das fragrâncias, aquelas que duram mais tempo na pele e conferem intensidade às criações olfativas.

Adocicados

Originalmente, a maior parte dos ingredientes que a caracterizavam eram resinas vindas do oriente, como a mirra. Compostas por fragrâncias tão indulgentes quanto um doce de sobremesa, as criações deste caminho são atraentes e marcantes.

Chipre

Os tipos de perfume chipres, uma estrutura clássica da perfumaria criada no início do século XX, combinam o cheiro amadeirado do patchouli com notas cítricas e florais. O resultado desta combinação são fragrâncias muito elegantes e tradicionais.

A Natura inovou, modernizando esta família olfativa, criando o primeiro chipre brasileiro com o lançamento de algumas linhas de perfumes.

Cítricos

Os tipos de perfume cítricos apresentam como principais ingredientes a bergamota, limão, flor de laranjeira, capim-limão e grapefruit. Eles são refrescantes, leves e alegres, proporcionando explosão e impacto às criações.

Por sua leveza, são as primeiras notas sentidas, quando cheiramos as fragrâncias, também conhecidas como “notas de saída” ou “de topo”.

Florais

Entre os tipos de perfume, os florais têm como principais ingredientes óleos extraídos de flores como rosa, jasmim, lírio, violeta, gardênia, orquídea, paramela e gerânio. Estas fragrâncias são conhecidas por serem sofisticadas e elegantes.

Elas também podem trazer o cheiro de uma única flor ou então, combinar diferentes tipos e espécies – neste caso, são chamadas de buquês florais. Quando combinadas com frutas, originam as fragrâncias chamadas florais frutais. Quando se unem a ingredientes adocicados, compõem os florais orientais.

Frutais

Entre os tipos de perfume, os frutais apresentam ingredientes principais como pera, pêssego, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá, ameixa e cupuaçu.

Em geral, são criações descontraídas, joviais e vibrantes, encontrada em algumas linha de perfumes Brasileiro com suas composições inusitadas e autênticas, convidam a quebrar a seriedade da vida com espontaneidade.

O que são as notas olfativas dos perfumes? 

Notas de saída

É o cheiro que você sente imediatamente após aplicar uma fragrância na pele e que evapora rapidamente (em até 30min).

Notas de corpo

É o cheiro que começa a se destacar à medida que as notas de saída vão deixando de ser percebidas e constituem o cheiro que, em geral, confere o caráter olfativo da fragrância, permanecendo evidente ao olfato por cerca de até 4h.

Notas de fundo

São as notas mais pesadas da fragrância. Elas demoram mais tempo para se desprender da pele e permanecem evidentes ao olfato de 3 a 12h, dependendo do tipo de perfume.